A Sisdera Systems está trazendo ao seu alcance a mais nova tecnologia em transmissão de áudio pela internet: streaming de áudio usando MPEG 4. Com ela os seus ouvintes podem ouvir o seu áudio com qualidade semelhante à de CD mesmo em conexões discadas de qualidade duvidosa. Será possível ouvir sua rádio com som estéreo e sem aquela característica sonora das rádios via internet que você conhece hoje que parecem com rádios do início do século passado.
A tecnologia usada pela Sisdera é o MPEG 4 Advanced Audio Coding com desdobramento de banda, a mesma tecnologia utilizada na transmissão digital de rádios AM e ondas curtas, conhecida como DRM (Digital Radio Mondiale), que oferece qualidade superior à FM para essas emissoras mesmo em condições adversas de recepção, e nas rádios por assinatura via satélite que operam na América do Norte (XM e Sirius), que juntas têm mais de 10 milhões de assinantes. O MPEG 4 AAC permite qualidade excepcional de áudio com taxas a partir de 20kbits, com amostragem de 44.1KHz, estéreo. A mesma usada em CDs.

Para transmissões com taxas entre 20kbits e 40kbits, a qualidade do MPEG 4 AAC com desdobramento de banda chega a ser até quatro vezes superior ao MP3 e três vezes superior ao Windows Media Audio. Isso significa que se sua emissora for transmitir a programação pela internet usando MP3 ou Windows Media, seria necessário uma taxa de compactação de 96Kbps em MP3 ou 64Kbps em WMA para se comparar à mesma qualidade obtida com um MPEG 4 de 20 ou 24kbps.

Muitas emissoras atualmente utilizam o Windows Media Encoder gratuitamente para transmitir seu áudio, onde os ouvintes conectam-se diretamente ao computador rodando o codificador. Esta modalidade de transmissão, apesar de aparentar vantagens pela suposta gratuidade não é vantajosa pois na maioria dos casos a emissora tem uma conexão ADSL ou via rádio que fica sobre carregada devido aos ouvintes conectados, que normalmente não passam de 15 ouvintes simultâneos. Nesse caso a internet da emissora fica "refém" dos ouvintes, pois não poderá ser usada para navegação ou outras tarefas.

A modalidade de transmissão usada no serviço Sisdera Streaming utiliza um servidor central que recebe a conexão dos seus ouvintes, liberando a sua internet. Funciona assim: a emissora contrata um número de ouvintes simultâneos (digamos, 100). O computador da emissora que rodará o codificador personalizado Sisdera Streaming terá que transferir para o servidor central o áudio apenas uma vez o que ocupa apenas o espaço no link de internet que seria usado por um único ouvinte. O servidor central recebe esse áudio e disponibiliza em tempo real para todos os ouvintes que se conectarem, até o limite de ouvintes simultâneos contratado (no nosso exemplo, 100).

Essa mudança de modalidade de transmissão representará economia em custos com internet para sua emissora e um grande salto de qualidade sonora para os seus ouvintes. Não perca mais tempo, assine agora mesmo o serviço de transmissão de áudio pela internet da Sisdera Systems.

Provavelmente você conheça alguém que oferece um serviço semelhante, afinal transmissão via internet já é algo corriqueiro hoje em dia. Nós da Sisdera Systems sabemos disso e mesmo assim resolvemos apostar nesse concorrido mercado para oferecer a você o que há de mais inovador nessa área, a experiência de mais de 8 anos em streaming e a garantia que somente uma empresa que tem 10 anos no mercado de rádio pode oferecer.

O Sisdera Streaming não é um serviço de hospedagem ou broadcasting de internet, apenas. É uma solução definitiva, um pacote completo e customizado para a transmissão do seu áudio. Nós, da Sisdera, trabalhamos muito para facilitar as coisas para você e por isso desenvolvemos um software que engloba tudo o que você precisa para transmitir seu áudio em poucos segundos. Basta instalar, digitar seu login e senha e pressionar o botão TRANSMITIR. O resto é com ele. O software transmissor do Sisdera Streaming permite também a monitoração em tempo real dos seus ouvintes e o aperfeiçoamento do áudio transmitido, com dois processadores que elevarão a qualidade sonora da sua emissora além do que você ou seus ouvintes jamais imaginaram.

Ao contrário dos concorrentes, a Sisdera não vende mais ouvintes simultâneos do que efetivamente pode suportar. Não caia nas armadilhas do tipo "ouvintes ilimitados", isso não existe! A maioria dos concorrentes aluga servidores virtuais ou de baixo custo no exterior que não têm capacidade para mais do que 800 ouvintes simultâneos, e isso é dividido entre todos os clientes deles. Na prática sobra muito pouco para cada cliente. A Sisdera trabalha com 4 servidores profissionais e redundantes, hospedados na Europa e nos Estados Unidos, com capacidade real para mais de 6 mil ouvintes simultâneos.

Além disso tudo você ainda tem a Garantia de Satisfação Sisdera: se dentro de 15 dias após a ativação do serviço você não estiver satisfeito nós devolvemos o valor que você pagou referente à mensalidade e cancelamos o serviço sem lhe perguntar nada. Sem pegadinhas, multa ou enrolação.

Para começar a trasmitir você só precisa de um micro-computador rodando Windows, com conexão à internet, com placa de som convencional e que esteja conectada de alguma maneira à fonte de áudio da sua emissora. Nós da Sisdera recomendamos fortemente a conexão da placa de som com o Distribuidor de Áudio (DA) ou na mesa de som. Essa conexão proporcionará melhor qualidade de áudio. Não recomendamos a conexão do micro com um receptor de rádio ou na saída do processador de áudio, pois a qualidade do áudio transmitida pela internet é superior à FM ou AM e transmitir dessa forma seria limitar desnecessariamente a qualidade da sua transmissão via internet.

O software transmissor Sisdera Streaming traz consigo dois tipos diferentes de processadores de áudio, configurados de forma mais adequada para a transmissão via internet. Ambos possuem Controle Automático de Ganho (CAG) e um deles trabalha como processador dinâmico de 5 bandas com compressor, expansor, limitador e expansor de estéreo.

Para transmitir é necessário possuir uma internet com capacidade de saída (upstream ou upload) de 40kbps constantes e que permita o tráfego sainte pelas portas 80 ou 8000. Não é necessário ter IP fixo para usar o Sisdera Streaming. Atualmente qualquer conexão ADSL ou cabo possuem as características necessárias para utilizar o serviço. Conexões via rádio podem ser utilizadas sem problemas, mas é interessante que você consulte seu provedor para saber se existe algum bloqueio para você utilizar o serviço. Como as conexões via rádio (e alguns tipos de cabo) são compartilhadas com outros usuários da região, pode ser necessário que o provedor faça uma configuração que garanta 40kbps de upload livres para a sua conexão. Caso o seu provedor esteja sobrecarregado, sem esta configuração você corre o risco de transmitir o áudio cortado ou "picotado" para seus ouvintes.

Nada melhor para convencer alguém do que mostrar em alto e bom som o que nosso serviço Sisdera Streaming pode fazer pelo som da sua emissora. Selecione na lista abaixo alguma das emissoras e aguarde seu carregamento. Caso esta seja sua primeira visita a uma página que toca rádios MPEG 4 AAC você será convidado a instalar um pequeno plugin. Se preferir pode ouvir com o Winamp.